Decepção

Hey...



O assunto hoje e decepção. Mas Nina, por que decepção? Então, ontem (pela milionésima vez) eu parei para pensar sobre meus sentimentos e minha psicóloga me perguntou se eu estava decepcionada. O problema é que eu não soube responder, e desde então eu estou pensando no assunto, afinal eu não deveria saber?

Muitas dúvidas surgiram na minha cabeça, e a principal é o que é a decepção? Bom, decepção é um “sentimento de tristeza, descontentamento ou frustração pela ocorrência de fato inesperado, que representa um mal; desilusão, desapontamento. ” (obrigada Google). Ora, se o fato que me causou tristeza era esperado, logo ele não gera decepção, então ele passa a ser automaticamente apenas tristeza ou frustração pela constatação de algo previamente esperado. Confuso né? Calma que vai piorar.

Lembra do medo de ontem? Então, eu coloco a culpa nele. Pois ele (o medo) me alerta sempre das coisas ruins que podem acontecer, ou seja, ele faz uma previsão das possíveis merdas do meu caminho e assim quando, e se, elas acontecem eu não me sinto decepcionada, apenas triste ou frustrada pela confirmação de algo ruim que eu já imaginava que poderia acontecer. Há quem denomine isso como pessimismo, eu diria que é mecanismo de defesa uma vez que eu me poupo de mais um sentimento rim. Ou eu troco um sentimento ruim por outro. (Enfim... assunto para outro post)

Então voilà! Descobri por que eu não tive o sentimento de decepção, por que de certo modo eu já esperava ser machucada do jeito que eu fui.  Em contra partida, a tristeza de ver que um dos meus maiores medos se tornou realidade dentro daquele Idea branco é excruciante. Mas isso é assunto para um outro post também.

Decepcionada? Não.

Triste? Depois nós conversamos sobre isso...


Beijos

Nina Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas